A eficientização do sistema de aproveitamento energético de resíduos municipais na empresa marca ambiental: repotenciação e cogeração

['Universidad Nacional de Educación a Distancia (España)', 'Universidad Politécnica de Madrid. Departamento de Ingeniería Mecánica']
A Marca Ambiental repotenciou o sistema de geração elétrica com biogás de aterro sanitário, substituindo o sistema a vapor de cerca de 1MW por três Motores de Combustão Interna (MCI) de 1MW cada. Para recuperar o calor residual dos gases de exaustão e da água de resfriamento, este trabalho visa estudar o aumento da eficiência na conversão termoelétrica do biogás, para repotenciação com ORCs (Ciclos Rankine Orgânico). O balanço energético mostrou que 34% da energia do biogás é convertida em eletricidade e 49,8% é perdida através dos gases de exaustão (25,2%) e água de resfriamento (24,6%), ou seja, um potencial de cogeração de quase 84%. A análise exergética mostrou que só 14,4% corresponde ao calor passível de gerar potência adicional por meio da repotenciação, 10,7% nos gases e 3,7% na água. A simulação da repotenciação com ORCs mostrou que é possível aumentar a eficiência para mais de 41,0%, produzindo 675 kW adicionais, uma repotenciação de cerca de 21%.
Marca Ambiental repowered the electric generation system with landfill biogas, replacing the steam system of about 1MW by three Internal Combustion Engines (ICM) of 1MW each. To recover the waste heat from the exhaust gases and cooling water, this work aims to study the increase of efficiency in the thermoelectric conversion of biogas, for repowering with ORCs (Organic Rankine Cycles). The energy balance showed that 34% of the biogas energy is converted into electricity and 49.8% is lost through exhaustion gases (25.2%) and cooling water (24.6%), that is, a cogeneration potential of almost 84%. The exergetic analysis showed that only 14.4% corresponds to the heat that can be generated through repowering, 10.7% in the gases and 3.7% in the water. The simulation of repowering with ORCs showed that it is possible to increase the efficiency to over 41.0%, producing an additional 675 kW, a repowering of about 21%.
eficiência energética, repotenciação, balanço exergético, recuperação de energia
E.T.S. de Ingenieros Industriales
Mecánica